PRIMEIROS PASSOS
Iniciando nossa série de artigos intitulados “RAIO-X DE ATIVOS DO MERCADO FINANCEIRO”, vemos que o primeiro item que o investidor se depara na bolsa de valores, que logo o “congela”, é a infinidade de tipos de ativos negociados, as diversas formas de negociação, bem como particularidades de cada ticker(símbolo), por isso, a necessidade do investidor realizar um raio-x do ativo que deseja negociar.
Começaremos hoje a “dissecar” os principais itens que devem ser observados tanto pelo investidor, como principalmente pelo programador que deseja criar seus próprios bots/robôs de negociação.
ESPECIFICAÇÕES DO ATIVO
Abaixo vemos uma imagem retirada da plataforma Metatrader5, a maior plataforma de negociação do mundo, desenvolvida pela MetaQuotes Ltd. Nesta imagem vemos as características do ativo DOLAR MINI, negociado na B3 (Bolsa de Valores Brasileira).

O primeiro item que podemos visualizar é a data de expiração desse contrato futuro do míni de dólar comercial.
Este artigo não objetiva explanar sobre o ativo específico, para essas informações utilize o link abaixo, pretendemos explicar de maneira geral as especificações possíveis do diversos tickers negociados no mundo.
CÓDIGO ISIN
Logo em seguida vemos o código ISIN(norma ISO 6166-visa a estabelecer uma padronização internacional na codificação de títulos) que objetiva atribuir ao ativo um código único de identificação.
Como podemos ver na especificação do ativo EUR/USD, o código ISIN do mesmo não está disponível, porém ele existe. No Brasil a B3 é a agência numeradora brasileira.

O próximo item no símbolo EUR/USD é o “setor” que se situa o ativo, no caso “Moeda”.
A linha “Dígitos” especifica quantas casas decimais o preço do ativo alcança e a linha “Tamanho de contrato” o que o próprio nome indica, no caso de ações, você encontrará o número “1”.
O QUE É SPREAD?
Os termos mais técnicos começam a aparecer na linha intitulada “Spread”, em ambos os casos, são flutuantes. Em casos específicos podem ocorrer de serem fixos.
Mas, o que vem a ser o Spread?

O Spread é a diferença entre os preços ASK e BID, sendo ASK o menor preço de venda aceito pelo vendedor e BID o maior preço de compra aceito pelo comprador.
Na imagem vemos um Spread de 5. Quanto menor esse número melhor a liquidez do ativo, ou seja, a negociação se torna melhor e mais rentável.
Quando estamos negociando ativos com spreads “altos” e operando através de ordens a mercado, o que ocorre pela própria estrutura desse tipo de ordem é uma grande perda, pois no nosso exemplo caso eu envie uma ordem a mercado o preço que será executada a ordem será 1.00271(ASK) e não 1.00265 e caso eu decida vender no mesmo instante a negociação ocorrerá no preço 1.00265(BID), ou seja, essa negociação será tanto mais perdedora quanto for o tamanho do spread(considerando que o book de ofertas não se movimentou).
SPRINT FINAL
Veja os links abaixo caso deseje se aprofundar no tema:
Nesse artigo iniciamos nosso RAIO-X DE ATIVOS DO MERCADO FINANCEIRO. Vimos algumas das principais informações disponíveis na especificação dos ativos e no próximo artigo continuaremos nosso estudo.
Abs,
The quality of your work here is outstanding. The design and writing style are both impressive. There’s a unique flair in your approach, and I’ll definitely return to see what else you have to offer.