Neste artigo iremos abordar como criar uma estrutura de um banco de dados relacional PostgreSQL a partir de uma planilha eletrônica contendo a relação das empresas negociadas na Bolsa de Valores Brasileira, a B3 (antiga BOVESPA), classificadas setorialmente.
Abaixo vemos uma parte da planilha citada e o link para você baixar:
http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm
Ao abrir a planilha veremos que existem subsetores repetidos, por exemplo, o SubSetor “Comércio” está presente no Setor “Bens Industriais” e no Setor “Consumo Cíclico“. Portanto não é uma relação de 1:1.
O mesmo acontece com o Segmento em relação ao SubSetor, por exemplo, o Segmento “Eletrodomésticos” está presente em mais de um SubSetor.
Com base nessas observações podemos concluir que devemos criar as seguintes Tabelas:
- Setor
- SubSetor
- Setor_SubSetor (relacionamento entre as 2 tabelas anteriores)
- Segmento
- Segmento_Setor_SubSetor (relacionamento entre as 2 tabelas anteriores)
- Empresa
Empresas da B3 e seus Tickers
Porém um detalhe importante que não podemos visualizar na planilha disponibilizada pela Bovespa é que cada empresa pode ter um ou mais “Tickers” na Bolsa, e o que vêm a ser isso?
As empresas negociadas na Bolsa de Valores podem ter diversos tipos de ações vendidas na B3, as principais são as ordinárias e as preferenciais.
Utilizando a empresa Itaú como exemplo, verificamos na planilha que o código do banco brasileiro é ITUB, porém seu ticker poderá ser:
- ITUB3 – AÇÕES ORDINÁRIAS.
- ITUB4 – AÇÕES PREFERENCIAIS.
A partir dessa informação vemos que devemos criar também a Entidade TICKER, onde estará todos os tickers existentes das empresas negociadas na B3. Veja abaixo como ficará o Diagrama Entidade Relacionamento:
Outro ponto importante, são as constraints, ou seja, para que não haja risco de se repetir setor, sub_setor, segmento, empresa e ticker é necessário que você informe ao banco de dados que o campo “nome” dessas tabelas deverão ser únicos(UNIQUE KEY). Por exemplo, o banco de dados não pode permitir que eu insira duas empresas com o nome “Itaú”.
No vídeo abaixo você poderá ver todo o processo de construção do Diagrama do banco de dados relacional com as informações que citamos no artigo:
Caso tenha dúvidas, envie seu comentário ou entre no Menu Contato e nos envie um email.
Abs,
👊🏽 Edson Cavalca Jr.
[…] Como criar um Banco de Dados Relacional POSTGRESQL das Empresas da B3 […]